sabato, aprile 01, 2006

Estava considerando a vida de Madame Guyon, e me lembrei dessa passagem de sua autobiografia:

Eu não tinha ninguém no mundo com quem falar. Gostaria de ter tido alguém como testemunha de minha conduta, mas não tinha ninguém. Não tinha nenhum apoio, nenhum confessor, nenhum guia espiritual, nenhum amigo, nenhum conselheiro.

Não sei se você já passou por isso algum dia (creio que os sofrimentos que ela enfrentou, poucos experimentaram), mas em maior ou menor grau, já estivemos em situações que precisávamos de um apoio, de um amigo. E aí, quando você se deu conta, naquele momento crítico, não havia ninguém. Creio que Deus, em Sua soberania, prepara tudo, até mesmo a ausência de apoio externo, pra nos fazer voltar a Ele, em nosso interior. Uma vez que somos propensos a nos desviar do Senhor (cf. Oséias 11:7), Ele nos cerca de todas as formas pra nos fazer voltar.
Tantas vezes olhamos ao redor e parece que o inimigo faz de tudo, através das situações, para se nos opor. Todavia, nosso maior inimigo somos nós mesmos. Nossa natureza, nossa vida da alma (que vive independente de Deus) é o maior empecilho para o agir do Senhor. Quando estamos em nós mesmos, Satanás fica muito satisfeito, pois ele não tem trabalho algum a fazer; nosso "eu" se encarrega de nos desviar do Senhor. Quanto trabalho nós damos pro nosso Deus! Oh! Senhor Jesus! Mas Deus não desiste. Eis porque tantos sofrimentos nos sobrevém. Pra nos fazer voltar!

Não há nada que faça morrer tanto a natureza como o fato de não encontrar apoio nem consolo.

(Trechos do livro "Autobiografia de Madame Guyon)

Nessun commento: