mercoledì, agosto 03, 2005

Hoje estava fazendo a leitura bíblica e me deparei com um trecho que me chamou muito a atenção. Está lá em 2 Crônicas 34.
Numa época em que o povo de Deus estava degradado, adorando outros deuses e muitos reis faziam o que era mau perante o Senhor, uns e outros se voltavam ao Senhor. Entre esses, Josias. O interessante é que ele começou a reinar com 8 anos de idade. Era uma criança. E quando chegou aos 16 anos, passou a buscar a Deus, sendo fiel por todos os dias de sua vida. Aos 20 anos ele derrubou todos os altares e ídolos e reduziu-os a pó. Aos 26 anos ele começou a reparar a casa do Senhor, e todo o povo trouxe ofertas. Quando os sacerdotes tiravam o dinheiro da casa do Senhor, acharam o livro da Lei, perdido num canto. Quando foi lido diante do rei Josias, ele rasgou as suas vestes e se arrependeu por tudo o que fizeram de mal diante do Senhor.
Duas coisas. Primeiro, Josias buscou o Senhor ainda jovem e isso fez uma tremenda diferença.
Segundo, porque o livro da Lei estava perdido, o povo não tinha nem consciência do que agradava ou não a Deus. Gerações se passaram e tradições, misturas, paganismo substituiram a Palavra de Deus. Isso é muito sério. E não pense que é diferente nos dias de hoje. Poucos são aqueles que verdadeiramente querem conhecer o desejo do coração de Deus e servi-Lo como Lhe apraz.

Sobre a juventude de Josias, me lembrei das palavras da conferência de jovens.
Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.
(1 Timóteo 4:12)
Tornar-se padrão. Esse é um outro assunto sério. Já ouvi muitas pessoas dizerem algo do tipo: "a vida é minha, fulano que cuide da vida dele", "tô nem aí para o que pensam de mim", etc. É fácil, muito fácil usar essa desculpa pra não tomar a responsabilidade de ser padrão. Queira ou não, somos padrão pra alguém, seja positivo ou negativo.
Não é que agora eu vou ficar me preocupando o que vão pensar de mim e por causa disso colocar uma máscara pra disfarçar o que realmente sou. Ficar preocupada apenas com a imagem que fazem de mim. Não é isso.
A questão é: as minhas palavras e meu procedimento podem ser mau exemplo pra alguém. Eu posso fazer alguém tropeçar e vou responder por isso diante do Senhor. Algo que pode não ter importância para mim, que aos meus olhos nada tem de mau, se fizer alguém tropeçar, a culpa é minha! Eu preciso mudar o meu viver.
Vejo que somos muito individualistas. Pensamos sempre em nós mesmos. Mas o Senhor não é assim. E Ele quer que sejamos como Ele. Deus precisa de uma geração que O expresse. Paulo disse a Timóteo para que ele fosse padrão dos fiéis. Não é nem padrão diante dos incrédulos, mas diante dos fiéis, daqueles que são salvos. Padrão em quê? Primeiramente na palavra. Dizemos palavras torpes o dia todo? Que tipo de palavra sai da nossa boca? Em segundo lugar, no procedimento. Isso significa que não adianta você apenas falar palavras boas se tuas atitudes te condenam. Não pense em coisas grandes. Olhe os detalhes, os pequenos atos, aqueles aparentemente sem importância.
Depois, no amor, na fé e na pureza. Poxa, se expressarmos o amor de Deus, tudo o mais é conseqüência. Precisamos prestar atenção em nosso viver. À vezes nos acostumamos com determinadas coisas porque no mundo é normal, e estamos entorpecidos. Não percebemos o quanto desagradamos a Deus.
Oh! Senhor Jesus! Que Ele nos lave, nos ilumine e mostre onde O temos desagradado.

Nessun commento: