giovedì, novembre 02, 2006

Onde está?

Ao dizer "igreja", não me refiro a um prédio com torre alta e sino, mas à verdadeira igreja, que é a expressão de Cristo.
Apesar de muitos cristãos falarem sobre a igreja, precisamos perguntar-lhes onde está a igreja deles. (...)
Por achar difícil responder a essa pergunta, muitos podem replicar: "A igreja é celestial e espiritual, e todos os cristãos estão nela". Isso soa bem e já ouvi isso muitas vezes. (...) Eu, porém, quero algo prático. Não fale sobre dinheiro se você não tiver sequer um real. Preferiria que você me desse um real a que conversasse comigo de maneira vã sobre um milhão de reais. Assim sendo, aos que dizem que a igreja é apenas celestial e espiritual, sempre lanço a pergunta: "Onde está sua igreja? Você diz que a igreja inclui todos os salvos. Você não é salvo? Estou certo de que você é um amado irmão. De acordo com sua definição de igreja, todos os salvos estão na igreja. Onde está sua igreja agora?". Quando converso com eles dessa maneira franca, eles não ousam dizer: "Minha igreja é a 'igreja x'". Em conversas habituais, é provável que digam que vão à "igreja x", mas quando se trata da verdade com respeito à igreja ninguém se atreve a falar assim.
(...) Não seja enganado pelo cristianismo de hoje. Nele há muita conversa vã, especialmente a respeito da igreja, mas pouca prática.
(...) Nos dias de hoje, os cristãos perderam e ainda perdem o alvo. O objetivo de Deus não é simplesmente salvar pecadores, melhorar o comportamento deles e aprofundar a vida deles. O objetivo de Deus é obter a igreja. Se após ter sido salvo você somente melhorou de comportamento e tornou-se profundo em vida, você só é útil para algum tipo de exibição. Mas Deus não deseja apenas isso. Ele não deseja cristãos individuais; Ele quer a igreja.
(...) Agora deixe-me fazer uma pergunta: Você vive diariamente como parte da igreja? Em doutrina você reconhece que faz parte da igreja e foi salvo para estar nela, mas você vive, de modo prático, como parte da igreja? Quando você vai às compras, você faz isso como parte da igreja? No dia-a-dia, podemos não viver como se fôssemos parte da igreja. Doutrina é uma coisa e o viver prático é outra.
(...) Não estamos aqui em busca de santidade, espiritualidade, obra evangélica ou por qualquer tipo de movimento. Estamos aqui pela igreja! Esse é o desejo de Deus. Ele quer uma igreja real, verdadeira e prática, e não um grupo que fala sobre a doutrina da igreja. Desde que fui iluminado a respeito disso, ninguém pôde enganar-me.
Se você enxergar a igreja numa visão transparente e clara como cristal, ninguém será capaz de enganá-lo.

(Texto extraído do livro "Treinamento de Jovens", de Witness Lee)

Nessun commento: