martedì, luglio 31, 2007

Beleza Grega

Esse é o nome de uma clínica de estética e cirurgia plástica que eu, todos os dias, passo em frente. Particularmente, desde que ela começou a funcionar, eu achei esse nome de um mau gosto horrendo. Passa a impressão de que a beleza está acima de tudo, acima do bem-estar e dos valores das pessoas. Que, se você quiser transformar-se numa beldade, entre. Ridículo.
Todo mundo tem o direito de se sentir bem consigo mesmo, de querer mudar uma ou outra coisa que incomoda, mas aí a ser sugestionado a mudar muitas coisas pra seguir um padrão de beleza imposto já pelo nome, ah, poupe-me. A pessoa é induzida a achar que tem mais defeitos do que ela consegue enxergar.
Certa vez fui numa dermatologista conceituada pra fazer depilação a laser e pra que ela me receitasse uns cremes para o rosto. Ok. Quando ela me examinou, começou a dizer que a marquinha na testa só sairia com botox, e que poderia aplicar botox também um pouco acima dos olhos, nos cantos, pra dar uma levantada no olhar. Hein?? Como é? E quem foi que disse que isso estava me incomodando? Quem perguntou a respeito de botox? O detalhe é que, a partir disso, eu comecei a reparar na marquinha e a observar se meus olhos são muito caidinhos. Ela colocou defeitos em mim, defeitos que eu não via. E por causa disso eu a classifico como uma má profissional. Porque eu sou como sou, e quem vê só o exterior, vê muito mal.
Aquilo que me incomodava eu mudei. Escolhi um bom profissional que me perguntou "o que te incomoda?" e não me sugeriu nenhuma mudança além da que eu queria. Mudei não por causa dos outros. Mudei pra me sentir bem. Não me transformei numa "beleza grega", graças a Deus. Continuo sendo a Viviane, sutil e naturalmente mudada. =)

Nessun commento: