mercoledì, aprile 23, 2008

A Justiça virá

Ontem minha sobrinha foi tomar vacina num posto de saúde perto de casa. Minha mãe acompanhou minha irmã, e ambas disseram que foi tudo bem, mas a enfermeira era tão seca e fria que nem olhava no rosto delas, e dava orientações andando pela sala, enquanto fazia outras coisas. Depois minha mãe me contou que, enquanto esperava, conversou com uma senhora já idosa que lá estava. Aquela senhora estava no posto desde às 8h da manhã. Tinha consulta marcada às 10h, mas chegou antes porque tinha que pegar os resultados de uns exames. Num dado momento a enfermeira anuncia na sala de espera: "Quem tem consulta marcada, pode esperar lá fora, porque o médico só vai chegar às 11h!". Assim, curta e grossa. Será que corre gelo nas veias desse pessoal da saúde pública? Estava frio lá fora, ventando bastante. A senhora disse à minha mãe que não ia lá fora não, pois estava frio. Minha mãe a incentivou a ficar lá dentro, e também sugeriu que ela sempre carregue um pacotinho de bolachas ou qualquer outra coisa pra ela não ficar tanto tempo sem se alimentar. Sabe-se lá que horas ela ia ser atendida. Essa é só uma pequena amostra da falta de respeito e consideração com um ser humano que tem todo o direito de ser atendido da melhor forma. Eu tenho plano de saúde e não dependo de atendimento público, mas me dói o coração saber o que as pessoas passam. E aí você me diz: é que os médicos e os profissionais da saúde pública ganham muito pouco. Concordo. Mas se a pessoa está lá trabalhando, significa que precisa do emprego, ainda que ganhe pouco. Então não justifica fazer mal o seu trabalho e desrespeitar os pacientes. Um pouco de humanidade é muito bem-vindo! O que me consola é que nada escapa aos olhos de Deus. Um dia todas as coisas desse mundo serão julgadas. E é certo que haverá justiça.

Nessun commento: